Referências

Para referenciar esse trabalho:
 
COSTA, Júlio César. PROEJACast: O uso de Podcasts na EPT integrada à EJA.[número e título do episódio] Locução de: Júlio César Costa: PROEJACast, 16 novembro 2021. Podcast. Disponível em: http://proejacast.blogspot.com. Acesso em: [dia mês ano].

REFERÊNCIAS:

ABPOD: Associação Brasileira de Podcasters, PodPesquisa, Curitiba, 05 dez. 2020. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa/. Acesso em: 05 maio 2021.

ARAÚJO, R. M. L. Práticas pedagógicas e ensino integrado. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED. 36., 2013. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: GT 9, Trabalho e Educação, 2013. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/praticas-pedagogicas-e-ensino-integrado. Acesso em: 05 maio 2021.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. 1. Ed. Porto Alegre: Penso, 2015. 270 p.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Instituto Península e Fundação Lemann, 2017. 37 vídeos (3 h) Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list= PLctchQ06MJcsPB_zbOfRKEQAvT0pW6U1v. Acesso em: 05 maio 2021.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 160 p.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 141 p.

BOTTENTUIT Jr.; J. B. Sala de Aula Invertida: Recomendações e Tecnologias Digitais para sua Implementação na Educação. Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.17, n. 2, p. 11-21, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/ article/view/96583. Acesso em: 05 maio 2021.

BOTTENTUIT Jr.; J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In BARCA, A. et al. (eds.). Actas do IX Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga: A Coruña: Universidade da Coruña. p. 837-846. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/55608002.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.

CASTRO, E. A. et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade. Projeção e Docência. Brasília, v. 6, n. 2, p. 47-58, 2015. Disponível em: http://revistafaculdade. projecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/563/505. Acesso em: 05 maio 2021.

CERATTI. M. R. N. Evasão escolar: causas e consequências. 2018. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/ 242-4.pdf?PHPSESSID= 2009050608420196. Acesso em: 05 maio 2021.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em: 05 maio 2021.

MEIRELLES, F. S. Pesquisa Anual do Uso de TI (Tecnologia da Informação). FGV, São Paulo, maio 2021. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/producao-intelectual/ pesquisa-anual-uso-ti. Acesso em: 05 maio 2021.

KUENZER, A.Z. A formação de educadores no contexto das mudanças do mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educação. Educ. Soc., Campinas, v.19, n. 63, ago. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qfvGxrH5fhVFSxYmgHPdQyS/?lang=pt. Acesso em 05 maio 2021.

LIRA, K. C. G.; SILVA, M. S.; SANTIAGO, E. A Prática Pedagógica Docente na EJA. 2015. 22 f. Trabalho apresentado na UFPE: curso de Pedagogia. Recife, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/30834895-A-pratica-pedagogica-docente-na-eja.html. Acesso em 05 maio 2021.

MATTAR, J. Design educacional: educação a distância na prática. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014. p. 192.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/ wp-content/uploads/2013/12/mudando_ moran.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.

MOURA, A.; CARVALHO, A. (2006a). Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. In Rui José & C. Baquero, (eds), Conference on Mobile and Ubiquitous Systems (CSMU 2006) (pp. 155-158). Universidade do Minho: Braga. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/476/2/podcast. 2006.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.

MOURA, A; CARVALHO, A. (2006b) Podcast: Potencialidades na Educação. Prisma.com, Porto, nº3, pp. 88-110. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/ index.php/prismacom/article/view/2112. Acesso em 05 maio 2021.

PAIVA, F. WhatsApp alcança presença recorde em 99% dos smartphones no Brasil. Mobile Time, São Paulo, 27 fev. 2020. Disponível em: https://www.mobiletime.com .br/noticias/ 27/02/2020/whatsapp-alcanca-presenca-recorde-em-99-dos-smartphones-no-brasil/. Acesso em: 05 maio 2021.

RODRIGUES, C. S., SPINASSE, J. F., VOSGERAU, D.  S.  Sala de aula invertida, uma revisão sistemática. Educere, Curitiba, 2015. Apresentado no 12º Congresso Nacional de Educação. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/ pdf2015/16628_7354.pdf. Acesso em 05 maio 2021.

SOARES, A. B.; MIRANDA, P. V.; SMANIOTTO, C. B. Potencial pedagógico do Podcast no ensino superior. Redin: Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, RS, v. 7, n. 1, 2018. Apresentado no 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078. Acesso em: 05 maio 2021.

VALENTE, J. Brasil é 5º país em ranking de uso diário de celulares no mundo. Agência Brasil, Brasília, 18 jan 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc. com.br/geral/noticia/2019-01/brasil-foi-5o-pais-em-ranking-de-uso-diario-de-celulares-no-mundo/. Acesso em: 05 maio 2021.